Ainda tem dúvidas?

Se você não encontrar o que procura, veja mais em nossa seção de Dúvidas Frequentes, ou entre em contato com a gente!

Contato

Horário de atendimento das 10hs às 16hs

Entre em contato com a Biva pelo email
meajuda@biva.com.br
Se você teve um problema, ligue para a gente
(11) 3056-1050
Ouvidoria Biva
(11) 3056-1055
  • O que a Biva faz?

    Não somos um banco, nem uma instituição financeira. O que fazemos é trazer uma solução de tecnologia que aproxima as duas pontas: pessoas que querem investir seu dinheiro e empresas que precisam de empréstimo para continuarem crescendo.

    Aqui, pessoas investem em pessoas e todos saem ganhando. Essa solução é conhecida mundialmente como empréstimo de ponta a ponta (peer-to-peer lending), e a Biva é a primeira empresa a trazer esse modelo ao Brasil.

  • Como é feito?

    Tradicionalmente, uma pessoa que quiser investir seu dinheiro ganha um pouquinho ao deixá-lo com um banco. O Banco empresta esse mesmo dinheiro para outra pessoa/empresa e fatura uma enormidade com isso.

    Com a Biva é diferente. Aqui as pessoas investem diretamente em empresas com necessidade de empréstimo para crescerem no azul. Tudo é feito online, com muita tecnologia e pouca burocracia. E o melhor, todos saem ganhando.

  • Isso é legal?

    O peer-to-peer lending existe há mais de dez anos em países como Estados Unidos, Inglaterra e China. Aqui no Brasil, a Biva já atua há mais de um ano conforme a Resolução nº 3954 do Banco Central do Brasil, instituição com a qual mantemos contato constante.

    A forma que trouxemos para viabilizar o empréstimo de ponta a ponta no Brasil foi através de parceria com uma instituição financeira, que origina e lastreia todas as operações de crédito e investimento realizadas por meio da Biva. Assim temos um modelo seguro, aderente à legislação aplicável e que traz várias consequências positivas, tais quais: maior competição no mercado financeiro (que como se sabe, é altamente consolidado, ao passo que trazemos mais negócios para nossos bancos parceiros), menores taxas de juros para pequenos empreendedores e mais rentabilidade e segurança (não existe alavancagem nas nossas operações).

  • Quais as vantagens de utilizar a Biva?

    Como a Biva é uma empresa 100% online e baseada em tecnologia de ponta, tanto pedir um empréstimo como investir é um processo rápido, seguro e sem burocracias.

    Além disso, por utilizarmos o formato inovador do empréstimo de ponta a ponta (peer-to-peer lending) conseguimos reduzir custos e eliminar o spread bancário tradicional. Isso significa menores juros para quem pede empréstimo e maior rentabilidade para quem investe, gerando assim maior empoderamento financeiro para toda uma comunidade.

  • Existe uma instituição financeira parceira?

    A Biva trabalha com uma instituição financeira parceira que origina todas as operações de investimento e de crédito.

    Todo o restante do modelo de negócio, desde a aquisição de investidores e empresas solicitantes de empréstimo até a análise de crédito dessas empresas, é conduzido pela equipe de especialistas da Biva.

  • O que é peer-to-peer lending?

    O termo, que ao pé da letra significa “empréstimo de ponta a ponta”, é um modelo de negócio inovador que permite com que pessoas emprestem dinheiro para outras pessoas. O modelo também é conhecido como P2P lending e marketplace lending.

    Este modelo já ajudou mais de um milhão de pessoas no mundo, e apenas em 2015 gerou mais de 5 bilhões de dólares em empréstimos.

    Para entender mais sobre este modelo inovador clique aqui

  • Como a Biva é remunerada?

    Diferentemente de bancos, que ganham dinheiro principalmente na diferença entre a taxa que cobra do solicitante de empréstimo e aquela que paga ao investidor, a Biva é remunerada pela instituição financeira parceira no momento da originação do empréstimo, pelo trabalho de aquisição de clientes, análise de crédito, gestão de carteira e ferramenta de cobrança.

    Assim, recebemos apenas duas formas de remuneração: (i) uma taxa de originação de crédito e (ii) uma taxa de performance. A taxa de originação é paga apenas se empresa conseguir ter acesso ao crédito solicitado e existe somente para cobrir os custos de funcionamento da plataforma. A taxa de performance é recebida apenas quando um portfólio ultrapassa a rentabilidade projetada. Isso gera maior transparência e alinhamento com todos os envolvidos e nos motiva a fazer sempre o nosso melhor!

  • Como me cadastrar

    Basta clicar aqui ou no botão “Cadastre-se” para começar. Seu cadastro só será aprovado após o envio das informações e documentos necessários, mas você pode finalizá-lo quando quiser.

  • Esqueci minha senha

    Caso você tenha esquecido sua senha clique aqui, ou se preferir acesse a opção de Login e clique em “esqueci minha senha”. Você receberá um email com instruções de criação de uma nova senha, e com ela poderá acessar normalmente seu perfil na Biva.

    Se encontrar qualquer problema neste processo entre em contato conosco pelo e-mail: meajuda@biva.com.br.

  • O que é feito com meus dados cadastrais?

    As informações que você submete em seu cadastro, além de altamente protegidas, são 100% confidenciais, conforme descrito no contrato de confidencialidade. Essas informações são utilizadas para:

    No caso de um pedido de empréstimo, precisamos de um mínimo de informações sobre a empresa e o sócio, sem as quais não podemos dar prosseguimento em nossa análise e aprovação do crédito;
    No caso de um cadastro de investidor, precisamos de um mínimo de informações para atender os critérios de segurança “conheça seu cliente” (KYC) e anti-lavagem de dinheiro (AML) e para traçar um perfil de risco.

    Caso você, como solicitante de um empréstimo, tenha seu pedido rejeitado, suas informações pessoais e de sua empresa são excluídas de nosso sistema. Além disso, também frisamos que a Biva não comercializa ou disponibiliza para terceiros não autorizados as informações de seus clientes.

  • Como faço uma solicitação?

    A solicitação de um empréstimo por meio da Biva é feita 100% online, e pode ser feita em poucos minutos, além de ser grátis.

    O empreendedor só precisa preencher um cadastro com informações e documentos seus e de sua empresa. Nesse cadastro, já é feita a solicitação de empréstimo, com o valor e prazo que você gostaria, e a finalidade desse dinheiro.

    Caso sua proposta seja aprovada, sua empresa fica disponível em nosso site para que nossos investidores financiem o empréstimo, em um prazo de até 14 dias. No momento em que essas pessoas financiarem em 100% a proposta, é gerada a operação e o dinheiro é liberado em sua conta.

    Na Biva solicitar um empréstimo é rápido, sem burocracias, grátis e não precisa de garantias.

  • Quem pode solicitar um empréstimo?

    Atualmente, o foco da Biva é em apoiar o crédito produtivo, voltado para o crescimento de MEIs, micro, pequenas e médias empresas. Apoiamos empresas precisando de:

    Capital de giro;
    Expansão comercial;
    Aquisição de equipamentos;
    Refinanciamento de dívidas.

    Para obter financiamento por meio da Biva, os empreendedores precisam ainda:

    Ter pelo menos 15 meses de constituição da empresa;
    ser cidadão(ã) brasileiro(a), com residência no país;
    ter pelo menos 18 anos de idade;
    possuir uma conta corrente bancária individual em seu nome;
    não ser pessoa exposta politicamente;

  • Sou negativado. Posso solicitar um empréstimo?

    Restrições no nome da empresa ou do sócio não necessariamente impedem um empréstimo por meio da Biva – depende do nível dessa restrição.

    A melhor maneira de saber se você está apto a ter um crédito conosco, mesmo negativado, é preenchendo rapidamente seu cadastro Biva.

  • Como é feita a análise de crédito da Biva?

    Depois de todas as informações serem submetidas pelo empreendedor, nossa equipe de crédito conduz uma análise minuciosa das informações apresentadas e de outras obtidas através de fontes externas como o Serasa Experian e a Receita Federal, e dá um parecer final sobre a aprovação de seu empréstimo.

    Para o empréstimo ser aprovado, ele precisa passar por 3 análises:

    Análise antifraude: checando a veracidade das informações pessoais e da empresa;
    Análise de crédito: verificando a saúde financeira de sua empresa e possíveis comprometimentos, para entendermos a capacidade do empreendedor em honrar as parcelas do empréstimo
    Análise comportamental: como extratos bancários e informações operacionais não contam a história completa de você ou de sua empresa, em alguns casos poderíamos acabar negando um empréstimo que, na verdade, deveria ser aprovado. Por isso, buscamos outras variáveis não-financeiras para enriquecer nossa análise e possibilitar crédito quando outras instituições recusariam.

  • Por que meu crédito foi rejeitado?

    Em nossa análise de crédito, alguns fatores podem levar uma empresa a ter seu empréstimo rejeitado: tempo de constituição inferior a seis meses, alguns tipos de restrições em nome da empresa ou do sócio, ou a probabilidade de inadimplência calculada.

    Em casos de restrição, o empreendedor deverá regularizar sua situação antes de fazer uma nova solicitação de empréstimo conosco. Nos demais casos, empresas com solicitações rejeitadas podem vir a fazer uma nova solicitação após sessenta dias da primeira.

  • Quem financia meu empréstimo?

    A Biva é uma plataforma de empréstimo de ponta a ponta (peer-to-peer lending), que possibilita que pessoas invistam no financiamento de empresas. Dessa forma, quem financia seu empréstimo são pessoas buscando apoiar iniciativas incríveis e, ao mesmo tempo, conseguem obter uma rentabilidade maior do que na poupança ou em outras aplicações financeiras tradicionais.

  • Como é feito o repagamento de meu empréstimo?

    O repagamento do empréstimo é feito através de boletos em parcelas mensais, a partir da concessão do empréstimo. O número de parcelas varia de acordo com o prazo que você optar – um empréstimo de 12 meses, por exemplo, é repagado em 12 parcelas mensais, todas no mesmo valor.

    A Biva não oferece período de carência.

  • Quais os valores e prazos?

    Os empréstimos por meio da Biva variam de R$ 3 mil a R$ 500 mil reais, com repagamento em até 24 meses.

    Você pode simular aqui qual seria o valor aproximado de seu empréstimo. Para uma resposta 100% exata, basta preencher um rápido cadastro de sua empresa clicando aqui.

  • Quais as taxas de juros?

    As taxas de juros praticadas pela Biva variam de 2,4% a 6,3% ao mês, a depender da nota de crédito calculada pela Biva para a proposta de crédito, e de fatores como o prazo desejado. Quanto menor o prazo, mais atraente é a taxa de juros

  • Qual a diferença da taxa de juros e do CET?

    Muitas instituições financeiras divulgam uma taxa de juros mais baixa do que o que o cliente acaba pagando ao final, que é o CET. Isso acontece porque outros encargos do banco são colocados no cálculo, embora isso nem sempre fique claro para quem está contratando o empréstimo.

    Com a Biva, isso é diferente. Deixamos claro do que nosso cálculo é composto: além dos juros pagos para os investidores que financiam o crédito, incidem apenas a comissão Biva pela prestação do serviço e o IOF (imposto sobre operações financeiras).

  • O que compõe o cálculo da taxa que irei pagar?

    Sobre o valor de empréstimo desejado incidem a comissão da Biva pelo serviço prestado, IOF (imposto sobre operações financeiras) e os juros que remuneram o investidor que empresta seu dinheiro. Chegando ao valor total captado pelo solicitante do crédito.

  • Em quanto tempo terei meu empréstimo liberado?

    Após o solicitante de crédito e a Biva acordarem e aceitarem os termos da solicitação de crédito, sua proposta fica disponível em nosso site para captar recursos de nossos investidores cadastros por um período de até 30 dias. Assim que ela for 100% financiada, nossa instituição financeira parceira irá gerar a operação, você será notificado e a quantia disponibilizada em sua conta bancária.

  • Quais documentos preciso apresentar?

    Para o empréstimo de sua empresa ser aprovado, precisamos de alguns documentos:

    Identidade (RG) do sócio;
    Comprovantes de endereço da empresa, de faturamento, entre outras confirmações de perfil;
    Contrato social da empresa, que destaca a posição do sócio.

    O contrato social pode ser substituído por outros documentos, dependendo da constituição da empresa:

    Para micro ou pequena empresa: contrato social ou estatuto;
    Para microempreendedor individual (MEI): certificado de microempreendedor individual ou requerimento de empresário;
    Empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI): ato constitutivo.

    Caso o cadastro seja feito por alguém que não seja o proprietário ou sócio da empresa, precisamos também de um documento que autoriza o cadastrado a solicitar empréstimos em nome da empresa, com assinatura e firma reconhecida dos sócios da empresa.

  • Pago alguma coisa para solicitar um empréstimo?

    A simulação e a solicitação de empréstimo por meio da Biva são grátis. Não cobramos taxas ocultas, adiantamentos ou valor de ingresso.

    Você só começa a repagar a partir da primeira parcela de seu empréstimo

  • Em quanto tempo posso pedir um segundo empréstimo?

    Permitimos que empresas tomadoras de crédito façam uma segunda solicitação sem precisar ter terminado de pagar o primeiro empréstimo. Toda empresa que pagar as primeiras 3 parcelas em dia está apta a solicitar novos créditos.

    Da mesma forma, empresas que, por algum motivo, tenham tido seu crédito rejeitado em um primeiro momento, podem fazer uma nova solicitação após 60 dias da primeira.

  • A Biva trabalha com adiantamento de recebíveis?

    No momento, a Biva trabalha com créditos de até 24 meses, sem necessidade de prestar garantias, apenas a solidariedade do sócio.

  • A Biva trabalha com linha de crédito?

    No momento, a Biva trabalha com créditos de até 24 meses, sem necessidade de prestar garantias, apenas a solidariedade do sócio.

  • Como meu empréstimo é lastreado?

    O título que lastreia seu empréstimo é a CCB (cédula de crédito bancário), que é gerado por nossa instituição financeira parceira ao início da operação.

  • Empréstimo aprovado x empréstimo financiado

    Existe a chance de um pedido de empréstimo aprovado pela Biva não ser financiado. Isso acontece porque, como somos uma plataforma de empréstimo de ponta a ponta (peer-to-peer lending), quem financia todos os empréstimos são investidores cadastrados na Biva.

    O empréstimo só é feito ao solicitante no momento em que sua proposta tiver sido financiada em 100%. Caso você tenha uma proposta aprovada, mas infelizmente não conseguir todo o apoio necessário para financiá-la, você poderá fazer uma nova tentativa após o prazo de 60 dias

  • Quais garantias preciso prestar para ter o empréstimo aprovado?

    Na Biva, você não precisa colocar seu carro, casa, estoque ou algum outro ativo como garantia. Basta a solidariedade do sócio da empresa que está fazendo a solicitação de empréstimo.

    Caso o cadastro seja feito por alguém que não seja o proprietário ou sócio da empresa, precisamos também de um documento que autoriza o cadastrado a solicitar empréstimos em nome da empresa, com assinatura e firma reconhecida dos sócios da empresa.

  • A Biva faz empréstimos para pessoa física?

    No momento, não. Trabalhamos apenas com crédito produtivo, voltado para empresas e profissionais liberais.

  • É seguro investir por meio da Biva?

    Os investimentos na Biva, atualmente, são inerentes aos parâmetros de risco de mercado.

    Para dar a tranquilidade que o investidor precisa, além de uma minuciosa análise de crédito, a Biva traça um perfil de risco para todos investidores e somente apresenta a eles produtos condizentes com tal perfil.

    Além disso as propostas recebem uma nota de crédito calculada pela Biva que envolve, dentre outros parâmetros, risco x retorno.

    Criamos também um sistema de “portfólios de propostas” ajudando o investidor a diversificar seu investimentos, reduzindo potencial impactos de casos de inadimplência que podem vir a ocorrer.

    A Biva conta, ainda, com a parceria de um renomado escritório de cobrança para os casos que se mostrem necessários.

  • Como faço para investir?

    O investimento por meio da Biva é feito 100% online, e pode ser feito em menos de 15 minutos.

    Você só precisa preencher um cadastro com informações e um breve questionário de suitability. Analisamos os dados enviados e, estando tudo ok, no mesmo dia você estará apto a investir nas empresas solicitantes de empréstimo.

    Basta escolher o portfólio de seu interesse e fazer sua intenção de investimento a partir de R$ 5.000,00. Para investidores que já apoiaram portfólios em pelo menos R$ 10.000,00 o valor mínimo passa a ser de R$ 2.000,00. Após realizar a sua intenção de investimento você receberá por email as instruções para fazer a transferência para nossa instituição financeira parceira.

  • Como posso acompanhar meu investimento?

    No momento em que for gerada a operação e o empréstimo tiver sido concedido, você receberá o comprovante de seu investimento, que contém todas as informações de seu RDB (recibo de depósito bancário) vinculado, que é o título que lastreia seu investimento.

  • O que é uma intenção de investimento?

    É uma sinalização do investidor de quanto ele deseja investir em determinado "portfólio". Na intenção de investimento, você informa o valor que deseja investir e os dados bancários para o repagamento de seus rendimentos (principal + juros).

    Essa sinalização tem prazo de 1 dia útil – se até lá a transferência não tiver sido feita e o comprovante enviado, reabrimos o valor para outros investidores apoiarem.

  • Por que existe prazo para expirar minha intenção de investimento?

    Para evitar casos em que algum cliente “reserve” uma cota de investimento e só transfira o recurso ao final do período de captação, o que diminui a liquidez da plataforma, estabelecemos o prazo de 3 dias úteis para a transferência.

  • Como posso transferir os recursos?

    A transferência dos recursos pode ser feita via DOC, TED ou TBI (transferências entre contas do mesmo banco) para nossa instituição financeira parceira.

    Enviamos os dados bancários e as instruções ao investidor assim que ele faz uma intenção de investimento.

  • Como receberei meus rendimentos?

    Você receberá seus rendimentos (principal + juros) em parcelas mensais, conforme os empreendedores solicitantes do empréstimo fazem os pagamentos de suas parcelas.

    Essas parcelas, por padrão, serão transferidas para a conta bancária indicada no ato da intenção de investimento. Se, por algum motivo, você precisar alterar essa conta, fale com a gente no meajuda@biva.com.br.

  • Há alguma taxa para o investidor?

    Sim, a Biva tem algumas pequenas taxas já atreladas ao produto referentes a serviços prestados como analise de crédito, gestão de carteira e cobrança. Nenhuma das taxas é escondida e irá afetar os valores acordados.

    Sempre que fizermos qualquer alteração nesse produto, seja na rentabilidade ou introduzindo algum tipo de taxa de performance, informaremos todos os nossos clientes de antemão, e essas mudanças só passarão a valer para as operações posteriores a ela.

  • Incide imposto de renda sobre meus rendimentos?

    Há incidência de imposto de renda sobre os rendimentos de um investimento por meio da Biva. O investidor, no entanto, não precisa se preocupar com o recolhimento, pois o IR já é retido na fonte.

    Se você quiser saber mais sobre a incidência e o cálculo do imposto de renda, entre em contato com a gente pelo meajuda@biva.com.br.

  • Segurança – Operação Ativa Vinculada (OAV)

    As operações veiculadas na Plataforma Biva são categorizadas como Operações Ativas Vinculadas, regidas pela Resolução do Conselho Monetário Nacional n, 2921. Essas operações vinculam a rentabilidade do título recebido pelo investidor (RDB ou CDB) à performance da dívida gerada pelo título do credor (CCB). As operações podem ter riscos baixos, médios ou altos, dependendo do perfil de adequação de risco (suitability) do investidor e do portfólio de investimentos que optar por investir. Providenciamos um Questionário de Adequação de Perfil de Risco (Suitability) para os investidores melhor conhecerem seus perfis e realizarem seus investimentos de acordo com suas necessidades e apetite a risco x retorno

  • É assegurado pelo FGC?

    Não, o investimento por meio da plataforma da Biva não é assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC)*, uma vez que os aportes realizados são considerados depósitos vinculados a operações ativas (empréstimos) da instituição financeira que concede o crédito. Esta estrutura é conhecida como Operação Ativa Vinculada e é regida pela Resolução do Conselho Monetário Nacional n. 2921. Essas operações vinculam a rentabilidade do título recebido pelo investidor (RDB ou CDB) à performance da dívida gerada pelo título do credor (CCB) e por causa dessa subordinação a garantia do FGC não é aplicável.

    Neste contexto, procuramos minimizar o risco de insolvência da Instituição Financeira mediante a adoção de critérios rigorosos para escolha de uma parceria sólida, lembrando que todas as instituições financeiras brasileiras são supervisionadas pelo Banco Central e o número de quebras no setor financeiro é razoavelmente restrito. Além disso, no caso de a Instituição Financeira parceira quebrar, se eventualmente existir capital pago pelos tomadores, mas ainda não repassado a você, tais recursos não pertencerão à massa falida da Instituição Financeira, mas sim a você, uma vez que o depósito foi expressamente vinculado à performance dos empréstimos escolhidos por você (porém, devemos ressaltar que essa construção jurídica ainda não foi efetivamente testada em juízo, já que somos a primeira plataforma de empréstimo entre pessoas do Brasil). Os repagamentos mensais de seus investimentos também mitigam esse risco, mas ainda assim, é importante ressalvarmos que existe o risco de o poder judiciário entender de outra forma e que você possa vir a não recuperar os recursos em caso de insolvência da Instituição Financeira parceira.

    *Fundo Garantidor de Crédito que garante até (R$ 250 mil) por CPF/Instituição financeira no caso de nossa empresa e da instituição financeira parceira (que origina os documentos que dão lastro para operação) terem dificuldades em honrarem seus compromisso.

  • Meu investimento está registrado na CETIP?

    Os títulos que lastreiam nossas operações de investimento atuais são RDBs (recibos de depósito bancário), que são ativos intransferíveis, não são passíveis de negociação e estão única e exclusivamente ligados ao seu CPF. Dessa forma, não há a necessidade de registro desses títulos na CETIP.

  • Posso retirar meu investimento a qualquer momento?

    Como seu investimento é utilizado para financiar empresas com necessidade de capital, não é possível retirá-lo antes do previsto.

    No entanto, recebendo seus rendimentos em parcelas mensais, você já obtém certa liquidez.

  • Qual o valor mínimo que posso investir?

    O valor mínimo para investir é de R$ 5.000,00, que é um valor mais acessível do que das aplicações de renda fixa mais tradicionais.

    Especialmente para propostas a menos de uma semana do fim da captação, o valor mínimo pode ser consideravelmente menor.

  • Quais documentos preciso providenciar?

    Para fazer seu cadastro de investidor, além do preenchimento dos campos, precisamos que você providencie dois documentos:

    Documento de identificação com nome, foto, CPF e assinatura;
    Comprovante de residência de até 3 meses.

    Esses documentos podem ser anexados ao cadastro, e fica tudo ainda mais fácil se você fizer pelo celular.

  • Qual a rentabilidade oferecida pela Biva?

    A Biva oferece uma rentabilidade de até 210% do CDI, uma das melhores do mercado dentre as aplicações de renda fixa. As rentabilidades variam de acordo com o “score” dos portfólios calculado pela Biva e sua duração.

    Lembramos que, por remunerarmos o investidor mensalmente, as rentabilidades acima não levam em consideração a valorização do dinheiro no tempo (juros sobre juros). Isso significa que, ao reaplicar seus rendimentos na Biva, sua rentabilidade chega a patamares muito superiores do que de CDBs ou LCIs mais comuns no mercado.

  • Como faço a declaração de imposto de renda de meus rendimentos?

    Existe um campo específico no formulário da mesma chamado “rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”. É lá que você deverá apontar os investimentos realizados através da plataforma Biva.

    Os informes de rendimentos serão enviados aos investidores através da Instituição Financeira Parceira e da Biva.

  • Caso o portfólio que financiei não seja captado, o que acontece com meu dinheiro?

    Nesse caso, damos duas opções para o você resolver rapidamente seu problema:

    Você pode fazer uma nova intenção de investimento de mesmo valor em outra empresa, e seus recursos serão automaticamente alocados para ela;
    Caso você prefira, transferimos seu dinheiro de volta, sem nenhum custo para você.

  • Como a Biva gera os portfólios para investimento?

    Para a estruturação dos portfólios, a Biva realiza minuciosa análise de crédito das empresas e empreendedores solicitantes, que uma vez aprovados, são agrupados em cerca de 15 solicitações de financiamento de empresas com projetos com perfis de nota de crédito, duração e taxas balanceados.

    Assim é possível gerar diversificação na carteira, mitigando o impacto de eventuais casos de inadimplência e ao mesmo tempo manter a qualidade do portfólio e adequação ao perfil de risco do investidor (suitability).

    A partir de um carteira diversificada (cerca de 8 portfólios) é possível minimizar substancialmente o risco da empresa (firm risk), passando a estar sujeito ao risco de mercado (market risk), aumentando sua segurança e rentabilidade.

    Ainda assim, todos os investimentos envolvem risco e é importante que você conheça bem os produtos e serviços oferecidos através da Plataforma Biva antes de decidir investir. 

  • O que é uma proposta levantada?

    Quando uma proposta fica marcada como levantada, significa que já recebemos intenções de investimento que a financiam em 100%, e estamos apenas esperando a transferência dos recursos para finalizar as operações. Como damos um prazo aos investidores para fazerem esse aporte, caso um deles falhe em transferir a tempo, a proposta volta a ser aberta para investimentos.

  • Posso mudar o valor da minha intenção de investimento?

    Para maior controle de nossas operações, não damos a opção de alterar livremente a intenção de investimento. Caso você tenha alguma emergência e precise fazê-lo, converse com a gente no meajuda@biva.com.br para entendermos seu caso.

    No entanto, você pode fazer mais de uma intenção de investimento em uma mesma proposta, caso queira investir um valor maior do que o da primeira intenção.

  • Posso fazer uma única transferência para mais de uma intenção de investimento?

    Para sua conveniência, é possível fazer uma única transferência para todas as suas intenções de investimento vigentes.

    Pedimos apenas a gentileza do envio do comprovante de transferência para nosso controle.

  • Qual a duração do investimento?

    Como os investimentos por meio da Biva são destinados ao financiamento de empresas tomadoras de crédito, a duração do investimento está atrelada a duração do empréstimo.

    Na maioria dos casos, trabalhamos com prazos de 6, 12, 18 e 24 meses e tentamos agrupar casos semelhantes em cada portfólio.

    O “portfólio” tem a duração total igual a do financiamento mais longo que o compõe, porém a rentabilidade do seu investimento não é uniforme e segue o pagamento dos empréstimos, assim a sua liquidez não é afetada.

  • Quem pode investir?

    Investidores devem residir no Brasil, ter pelo menos 18 (dezoito) anos, possuir conta corrente em Instituição Financeira e estarem devidamente inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF/MF).

  • Para onde envio meu comprovante de transferência?

    Para nosso controle, pedimos a gentileza do envio do comprovante de transferência para documentos@biva.com.br.

  • Como funciona a diversificação na plataforma Biva?

    Em vez de investir em um empréstimo inteiro ou de apenas uma empresa, através da Biva você pode investir em portfólios contendo empréstimos a pelo menos 15 empresas de nota de crédito, prazo de pagamento e taxas de juros balanceadas.

    Ao investir em vários portfólios, você pode reduzir o impacto sobre a sua carteira de eventuais casos de inadimplência. Aumentando a segurança e rentabilidade de sua carteira de investimentos.

    A BIVA recomenda que você diversifique seus investimentos em pelo menos 100 (cem) empréstimos na Plataforma Biva, ou cerca de 8 (oito) portfólios de 15 (quinze) créditos cada um, com cada investimento representando menos de 5% de cada solicitação de crédito.

    A partir de um portfólio diversificado é possível minimizar o risco da empresa (firm risk), passando a estar sujeito ao risco de mercado (market risk). Todos os investimentos envolvem risco e é importante que você conheça bem os produtos e serviços oferecidos através da Plataforma Biva antes de decidir investir. 

  • O que acontece em caso de inadimplência?

    Caso ocorra uma eventual inadimplência em alguma das operações que estarão dentro do seu portfolio de investimento, esta operação, se não regularizada em até 60 dias pelo devedor, será cedida a empresa terceira a custo zero, para que esta faça um trabalho de cobrança. Os valores que forem recuperados nesta cobrança, descontados os custos, serão posteriormente (na ocasião da recuperação) repassados ao investidor.

    Mas é importante frisar que o novo produto foi desenhado para que você tenha um portfólio diversificado, assim mesmo que ocorra eventual inadimplência em alguma operação específica, você não apenas poderá ter uma boa rentabilidade, como manterá a possibilidade de recuperar no futuro parte do montante inadimplido (por processo de cobrança).

    Ademais, não custa lembrar: Enquanto você não receber, no total de seu portfolio, um rendimento equivalente a 25% a.a., ou 210% do CDI, a Biva não receberá sua remuneração de performance. Portanto, estaremos sempre alinhados com você. Por isso, assim como você, temos todo o interesse, e faremos de tudo, para que o volume de inadimplência seja o menor possível e que a rentabilidade da carteira supere as expectativas.

Outras informações

Créditos de até R$ 500 mil

A Biva trabalha com empréstimos de R$ 3 mil a R$ 500 mil, e com prazos de 6, 12, 18 e 24 meses.

Saiba mais

Zero taxas adicionais

A Biva não cobra absolutamente nenhuma taxa de solicitação, TAC (abertura de cadastro) e nem pratica taxas ocultas.

Saiba mais

Entrega mais do que o CDB

Rentabilidade de até 25% ao ano ou até 210% do CDI (certificado de depósito interbancário).

Saiba mais

Qual sua necessidade?

"O retorno bem maior foi o que nos fez testar o modelo."

"Ainda estamos fazendo nossa economia, mas é a possibilidade de ajudar gente que dá tão duro quanto nós que faz valer a pena!"

CAROLINA E HENRIQUE, MÉDICA E DENTISTA, SÃO PAULO

"Quero ajudar pessoas como eu!"

"Da mesma forma como me ajudaram a regularizar meu negócio e decolar, quero colaborar assim que terminar meu financiamento!"

ADESSOM, EMPREENDEDOR, SÃO PAULO

"Uma das rentabilidades mais atrativas do mercado."

"Um excelente rendimento quando você compara com poupança, CDBs e outras aplicações tradicionais, sobretudo por não ter a necessidade de um investimento alto."

ANDRÉ, INVESTIDOR PROFISSIONAL, SÃO PAULO

"Um parceiro que descomplica as coisas faz toda a diferença."

"Hoje, o projeto que financiamos por meio da Biva está a todo vapor, e ano que vem iremos dobrar de tamanho!"

NURICEL, DIRETORA DO INSTITUTO ALPHA LUMEN