Detalhes do Empréstimo

Empréstimo para micro, pequena e média empresa

Taxas a partir de 1,7% a.m., processo de aprovação rápido e sem garantias. Tudo feito online e totalmente seguro.

Como solicitar meu empréstimo

Mais segurança e comodidade para você!

O Brasil conta com mais de 10 milhões de micro, pequenas e médias empresas, e nosso objetivo é levar um empréstimo mais saudável para o maior número possível de empresas crescerem no azul. Não vemos a hora de você ser uma das histórias que ajudamos a fazer acontecer.

Para isso, tudo é feito aqui em nosso site, em três passos:

Valores, taxas e prazos

A Biva trabalha com empréstimos de R$ 3 mil a R$ 500 mil* e com prazos de até 24 meses.

Os juros praticados variam entre 1,7% e 6,3% ao mês*, de acordo com o resultado de nossa análise de crédito e o prazo solicitado. Quanto menor o prazo, menor será o juros necessário para se chamar a atenção dos investidores.

Reforçamos que a Biva não cobra absolutamente nenhuma taxa para sua solicitação, nem pratica taxas ocultas, como a famosa TAC (taxa de abertura de cadastro).

Além disso, com a Biva, sua empresa tem a possibilidade de fazer novas ondas de captação de capital. Clientes com os primeiros três meses pagos em dia já podem solicitar um novo empréstimo, para continuar o crescimento de suas empresas com saúde.

* Os valores acima não se aplicam a MEIs, que possuem taxas de precificação determinadas caso a caso.

Taxas de juros, CET e encargos

Muitas instituições financeiras divulgam uma taxa de juros mais baixa do que o que o cliente acaba pagando ao final, que é o CET. Isso acontece porque outros encargos do banco são colocados no cálculo, embora isso nem sempre fique claro para quem está contratando o empréstimo.

Com a Biva, isso é diferente. Acreditamos que, para termos uma taxa mais justa, precisamos de uma taxa mais transparente. Por isso que deixamos claro do que nosso cálculo é composto: além dos juros pagos para os investidores que financiam o crédito, incidem apenas a comissão Biva pela prestação do serviço e o IOF (imposto sobre operações financeiras).

E a diferença entre os juros e o CET? Na Biva, trata-se apenas da diferença de valor do dinheiro entre hoje e o momento em que você termina de pagar o empréstimo.

Quem pode solicitar empréstimos

A Biva trabalha na geração de crédito produtivo, ou seja, aquele destinado ao fomento da economia do país e ao crescimento de uma empresa ou atividade professional. Atendemos Profissionais Liberais, Micro Empresários Individuais - MEIs, micro, pequenas e médias empresas precisando de:

  • Capital de giro
  • Expansão comercial
  • Aquisição de equipamentos
  • Refinanciamento de dívidas

Para fazer sua solicitação, basta o aval do sócio. Não exigimos nenhum tipo de garantia. No momento, a Biva ainda não trabalha com crédito pessoal para consumo.

E se eu for negativado? Posso pedir assim mesmo?

Restrições no nome da empresa ou do sócio não necessariamente impedem um empréstimo por meio da Biva – já apoiamos algumas empresas que tinham restrições. A melhor maneira de saber se você está apto a ter um crédito conosco, mesmo negativado, é preenchendo rapidamente seu cadastro Biva.

E se o meu empréstimo for rejeitado?

A missão da Biva é levar sempre um crédito mais barato e simplificado a quem muitas vezes não tem, ou se tem paga caro por isso. No entanto, infelizmente não conseguimos apoiar toda e qualquer empresa, nesse momento. Como quem financia empresas como a sua são pessoas normais, precisamos equilibrar os dois lados da plataforma e sempre trabalhar com um índice de inadimplência sob controle.

Em nossa análise de crédito alguns fatores podem levar uma empresa a ter seu empréstimo rejeitado: tempo de constituição inferior a seis meses, restrições em nome da empresa ou do sócio, ou a probabilidade de inadimplência calculada.

Tirando casos de restrição, nos quais o empreendedor deverá regularizar sua situação antes de fazer uma nova solicitação de empréstimo, empresas com solicitações rejeitadas podem vir a fazer uma nova solicitação após sessenta dias da primeira.

Em relação aos dados que você submeteu, não se preocupe: além da confidencialidade e da segurança das informações que você submeteu no ato do cadastro, essas informações serão apagadas de nosso sistema em caso de rejeição do empréstimo.

Documentos necessários para aprovação do empréstimo

Para obter financiamento por meio da Biva, os empreendedores precisam ainda: (i) ser cidadão(ã) brasileiro(a), com residência no país; (ii) ter pelo menos 18 anos de idade; (iii) encaminhar documentação sua (RG/CPF) e de sua empresa (contrato social); (iv) possuir uma conta corrente bancária individual em seu nome; (v) não ser pessoa exposta politicamente; e (vi) possuir um comprovante de endereço em seu nome na forma de uma conta ou comprovante de pagamento de imposto (ex. energia elétrica, água, gás, telefone fixo, celular pós pago, TV por assinatura ou guia do IPTU, com data de emissão nos últimos 3 meses).

Além disso, desenvolvemos junto à nossa instituição financeira parceira, um modelo próprio e individualizado para avaliação de seu crédito. São considerados a qualidade de seu cadastro, regras de conheça seu cliente, políticas de prevenção a lavagem de dinheiro, além dos fatores listados abaixo, entre outros:

  • Informações do empreendedor constantes de bases de dados públicas e privadas (incluindo bureaux de crédito);
  • Capacidade de pagamento, calculada com base no comprometimento de renda mensal para o pagamento da parcela do financiamento (nos financiamentos por meio da Biva, esse valor não pode ser superior a 30%, para essa confirmação costumamos pedir a apresentação de comprovantes como extratos, demonstrações financeiras e outros);
  • Histórico de crédito anterior na Biva e no mercado, analisamos os financiamentos anteriores e a adimplência do empreendedor na Biva e com terceiros;
  • Atividade de crédito recente, segundo bases de dados dos principais bureaux de crédito no Brasil;
  • Utilização de redes sociais para verificação de identidade e credibilidade dos empreendedores na Plataforma Biva (facebook, linkedin, google, yahoo e twitter);
  • Ferramenta psicométrica que cria profundo entendimento quantitativo e qualitativo de riscos de crédito;
  • Dados comportamentais, nossa plataforma analisa esses dados dos empreendedores cadastrados para produção de notas de crédito;
  • Nota de crédito individual, obtida a partir dos itens acima e do cálculo da probabilidade de que o pagamento das parcelas seja realizado pelo empreendedor dentro do prazo estipulado.

Buscando apoio de novos investidores

Como você já deve saber, a Biva não é um banco, mas sim uma plataforma de empréstimos coletivos (peer-to-peer lending). Na prática isso significa que, para que o seu empréstimo seja financiado por nossa instituição parceira, é necessário que os investidores cadastrados em nossa plataforma desejem adquirir um título de investimento bancário lastreado no seu empréstimo.

Assim, no momento em que seu empréstimo por meio da Biva for aprovado, ele será apresentado em nosso site para que os investidores cadastrados possam demonstrar a intenção de apoiá-lo. Seu projeto terá 14 dias para ser completamente financiado, do contrário ele terá que ser rejeitado. Isso significa, na prática, que um empréstimo aprovado por meio da Biva não necessariamente será financiado, ou seja não necessariamente você receberá o valor do empréstimo em sua conta bancária.

No entanto, estamos certos de que uma história bem contada de sua empresa terá grandes chances de angariar os recursos necessários.

Liberação de recursos

Após você ter passado pelas 4 etapas e conquistado o apoio de nossos investidores, nossa instituição financeira parceira irá originar seu crédito e gerar sua CCB (cédula de crédito bancário), que é o título que lastreia a operação financeira. Esse processo leva apenas um dia útil e, após esse período, você terá os recursos disponíveis em sua conta.