Detalhes do Investimento

Entenda os aspectos do investimento da Biva

Riscos do produto e sua mitigação através dos portfólios.

Riscos

Mais segurança e comodidade para você!

Investir por meio da Biva envolve riscos, incluindo o risco de as empresas tomadoras de empréstimo inadimplirem. Dado que o retorno de seus investimentos é tido através do pagamento das parcelas dos empréstimos pelas empresas tomadoras.

O risco de investimento na Biva é categorizado como agressivo, podendo até haver perda do principal investido em casos extremos.

Por isso, antes de investir em nossos portfólios, você deve ler atentamente nossos Termos e Condições, que fornecem informações detalhadas sobre os riscos de investir em portfólios da plataforma Biva. Atualmente os empréstimos na Biva não são garantidos ou segurados por qualquer órgão governamental ou instrumento ou qualquer terceiro.

Riscos mitigados

Sabemos que a segurança de seu patrimônio é o fator mais importante na hora de fazer um investimento. Por conta disso, além de uma minuciosa análise de crédito, a Biva toma uma série de medidas para minimizar o risco de não pagamento de seu investimento em caso de eventual inadimplência da empresa solicitante do empréstimo, incluindo a utilização de sofisticados modelos de precificação e diversificação de riscos e cobrança.

A criação de portfólios acaba por gerar uma diversificação de carteira de investimentos que dilui também o risco efetivo tomado pelo investidor;

Além disso, mantemos a barra bastante alta e atualmente aprovamos menos de 7% das empresas que nos procuram.

Vale lembrar ainda que todos os repagamentos

do portfólio são direcionados aos investidores até que seja atingida a rentabilidade esperada.

A Biva só senta na mesa, depois que todos investidores já estiverem satisfeitos;

Assim como em qualquer investimento sofisticado, sugerimos que ao compor sua carteira, você aloque seu capital no máximo de empresas possíveis, algo em torno de 5 a 8 portfólios;

Como funciona a diversificação?

Um empréstimo pode ser financiado em bloco por diversos investidores, de forma que cada um subscreva apenas uma pequena parte de cada empréstimo.

A diversificação é a melhor maneira de gerir o risco.

Diversifique seus investimentos ao investir em pelo menos oito portfólios, somando centenas de blocos e emprestando apenas uma pequena quantia para cada.

Diversificação

Ainda assim, o risco x retorno é intrínseco a qualquer decisão de investimento. Por isso, o novo formulário de Adequação de Perfil de Risco Biva (suitability) é etapa fundamental nesse processo, para que possamos te conhecer melhor e oferecer o investimento mais adequado para você.

Diversificação

O segredo para um investimento rentável e seguro é a diversificação!

Ao invés de investir em um único empréstimo ou em apenas uma empresa, você investe em portfólios contendo um número maior de empresas. Ao investir em vários portfólios, é possível minimizar substancialmente o risco da empresa (firm risk), aumentando sua segurança e rentabilidade.

Diversificação reduz risco de volatilidade no retorno

Diversificação reduz risco de volatilidade no retorno

Operação Ativa Vinculada (OAV)

Trouxemos para o Brasil o empréstimo ponta-a-ponta (peer to peer lending) e usamos o que existe de mais sofisticado no mercado financeiro para te dar todo o conforto e segurança necessários.

As operações da Biva são categorizadas como Operações Ativa Vinculadas, regidas pela Resolução do Conselho Monetário Nacional n. 2921.

Essas operações vinculam diretamente o crédito tomado pela empresa (CCB) ao investimento realizado pelo investidor (RDB), sendo, portanto, patrimônio segregado da instituição financeira que os lastreia.

Isso trás mais segurança para os investidores, pois a sua carteira de investimento não está sujeita ao risco de crédito da instituição financeira parceira emitente dos RDBs, mas apenas dos empreendedores de seu portfólio.